Munira

Munira Magharib

Munira é apaixonada por música árabe desde pequena. Teve os primeiros contatos com a dança na infância, através de sua mãe, e se aperfeiçoou tecnicamente com a Bailarina Fátima Fontes (1991 e 1992). Em 1993, entrou para o grupo de dança da Khan el Khalili, no qual é bailarina até hoje. Fez cursos de aperfeiçoamento em danças folclóricas com diversos bailarinos libaneses e egípcios como Amani, Ghassam Fadlallah do grupo Caracalla (danças folclóricas libanesas), Ahmed Fekry (danças folclóricas egípcias), Gamal Seif, Mohamed Shahin, Gaby Shiba e o músico egípcio Hossam Ramzy, sendo capa de seu CD duplo Best of Baladi and Saidi. Em 1999, residiu no Egito, aperfeiçoando a língua árabe e vivenciando as danças de cada região do país. Viajou para o Líbano, Síria, Turquia e Marrocos, conhecendo com mais profundidade as danças específicas e ritmos de cada país. Trabalhou como professora, coreógrafa e bailarina no filme “Lavoura Arcaica”, de Luiz Fernando Carvalho. É capa de Cd da Khan el Khalili e participou de diversos DVDs de dança da Khan el Khalili e DVDs didáticos da bailarina Lulu from Brazil, com danças clássicas árabes, percussão, Saidi, dança beduína, taksim, entre outras.
Trabalha como bailarina, professora e coreógrafa de dança do ventre e danças folclóricas do Oriente Médio. Faz shows e ministra workshops e cursos por todo o país e América Latina. É coreógrafa do grupo Munira Magharib, tendo ganho diversos prêmios e concursos.
Gravou 4 DVDs didáticos: “Baladi, essência e tradição egípcia” e “Saidi, expressão corporal e técnica”, que fazem parte da Ventreoteca da Shimmie, lançada em 2012; “Dabke, Estilos e Floreados”(2014); e “Bastão Duplo, Técnica e Sequências Avançadas”(2015). Participou dos DVDs da bailarina Aysha Almeé: “Deslocamentos com Movimentos de Quadril” e “Khaleege” e da bailarina Nur: “Meleah Laf”.
Tem diversos artigos escritos para a revista Shimmie, recebendo um Prêmio Especial de Representatividade Artística de Folclore Árabe no Brasil, Prêmio Shimmie 2018.
Formação acadêmica:
É arquiteta e urbanista formada pela Belas Artes de São Paulo, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura (Unip), mestrado em Crítica Literária (PUC).
Como atividades complementares à dança, estudou 8 anos de piano e música clássica e popular, teclado oriental com o músico Jihad Smaili, percussão árabe com os músicos Gêge Mouzayek e Thiago Faruk.
Estudou ballet, jazz, sapateado, dança de salão e flamenco e, atualmente estuda Ballet e Jazz Contemporâneo com a bailarina Vanessa Zulueta.
Munira é praticante de Yoga desde 1996. Iniciou seus estudos com Swasthya Yoga. Em 2003, fez o curso de Formação em Vinyasa Yoga no Aruna Yoga com Anderson Alegro. Em 2016, fez curso de reciclagem no Aruna, onde continua praticando e estudando com Anderson Allegro, Fernando Felipe, Fabio Chelini e Mari Cardeal. Também faz aulas e pratica Hatha Yoga com Suely Bravo no Estúdio Munira Magharib.